O candidato do Partido Socialista ao Parlamento Europeu, Vital Moreira, anunciou esta tarde a sua adesão ao Twitter.
Como se percebe nos seus primeiros passos e também na forma como a ‘notícia’ chegou a todo o lado o referido político logo tratou de rentabilizar ao máximo essa sua presença, deixando para segundo plano a tarefa bem menos apelativa…de perceber a ferramenta!

Notas de observação:
1. A designação da conta é ‘vitalmoreira09′ sugerindo, naturalmente, uma ligação forte à campanha eleitoral mas sugerindo também que a presença não durará muito mais do que isso.
2. A ferramenta está – pelo menos até agora (imagem recolhida pouco depois da 20h00 de hoje) – a ser usada apenas como mais um canal de divulgação das actividades do candidato; Vital Moreira é já seguido por quase duas centenas de pessoas…mas não segue ninguém.
Então a ‘rede’, Sr. candidato? A ‘rede social’? A proximidade? A partilha?
Será mesmo só falta de jeito de quem aconselha esta gente?












[...] This post was Twitted by luissantos – Real-url.org [...]
Quem os aconselha ganha balúrdios que não merecem, por isso é idiota quem os contrata e incompetente quem o faz. Twitters destes é como dar uma cana de pesca a um macaco.
Luís por outro lado evidencia uma outra forma de usar a ferramenta, a de mini-diário. Não sendo esse o objectivo da ferramenta em si os usos podem variar.
Poderíamos dizer que sendo politica e sendo um candidato a relação um para todos mantém-se inalterável, do ponto de vista do objectivo, ainda que se pretenda passar a ideia que não. Mas a verdade é que ao menos podiam ter adicionado os twitters dos outros candidatos, não o fazer é uma falta de elegância atroz.
Mas o interessante disto é ver como se salta para a carroça de qualquer tecnologia que esteja na moda, independentemente de a julgar útil ou não. A verdade é que é uma ferramenta com muito pouco potencial, isto se pensarmos que todas as outras ferramentas sociais possuem já espaços para comunicar o que se está a fazer no momento. E que o facto de se poder gravar ou seguir o texto não faz sentido quando se seguem muitas pessoas, uma vez que o feed se torna ilegível dada a quantidade de entradas.
abraço
Ontem, o rodapé da TVI era um fartote:
“Vital Moreira está no Twitter”; “Paulo Rangel aposta tudo no Facebook”; “Bloco lança Facebloco”.
O Twitter/Facebook/Net não é, na maior parte dos casos (talvez o BE seja a excepção), muito diferente de um outdoor.
Pior, digo eu, é a assimilação acrítica que os media fazem dos comunicados das candidaturas. E dá vontade de rir o “aposta tudo no Facebook”
Se assim fosse, Rangel estaria tramado à partida.
Não me parece necessariamente mau a opção por não seguir ninguém. Qual a alternativa? Seguir toda a gente? Acho que isso seria pior.
A título de exemplo, órgãos como o NYT seguem apenas os Twitters do “grupo”: http://twitter.com/nytimes
As mensagens que vi publicadas parecem adequadas ao meio e vão além das simples “press releases”. O que é um bom sinal. Veremos como evolui.
Em relação ao nome, talvez se deva simplesmente ao facto do “vitalmoreira” estar ocupado (?).
[...] exemplo, actualmente não é possível que um político esteja no Twitter sem seguir uma única pessoa. Para mim, uma das mais valia destas novas ferramentas é permitir que os políticos se voltem a [...]
Obrigado a todos pelos comentários.
Um esclarecimento apenas, relativamente ao que diz o Sérgio.
A minha questão é mais esta: porque razão usar uma destas plataformas numa campanha eleitoral?
Se é só, como parece, para dizer que acabou de jantar com estes e com aqueles…parece-me 1) boring e 2) um claro caso de desperdício de oportunidade.
Mais ainda – quando deliberadamente se promove esta presença será só porque é mais um espaço onde se dão indicações sobre os passos do candidato durante o dia? Parece-me que não. Será, antes, porque se pretende passar a ideia de maior proximidade? Parece-me que sim. E isso é – no caso em apreço – absolutamente falso.
Abraço.
[...] que esse mundo depende cada vez menos deles e só os aceitará segundo novas regras. Os que temos, para já, ainda parecem jogar jogos [...]
Já disse antes e volto a dizer agora, passa completamente à roda dos políticos o significado de web social e que não é necessário ir ao estrangeiro buscar uma equipa para fazer uma campanha online vencedora.
[...] “Políticos no Twitter – Será só falta de jeito?” por Luís [...]