Feeds:
Artigos
Comentários

Archive for 16 de Novembro, 2005

wsis- dia 1

Dezenas de discursos durante o primeiro dia de discussões em Tunes.
Aqui ficam alguns excertos:

1. Koffi Anan (secretário-geral da ONU)
The UN system is ready to help member states and all stakeholders to implement whatever decisions are taken at this Summit, including on Internet governance. But let me be absolutely clear: The United Nations does not want to “take over”, police or otherwise control the Internet. The United Nations consists of you, its Member States. It can want only what you agree on. And as I understand it, what we are all striving for is to protect and strengthen the Internet, and to ensure that its benefits are available to all“;
2. Fernando Dias dos Santos (primeiro ministro de Angola)
Nous avons le plaisir d’annoncer qu’en 2004 l’indice d’accès numérique (IAN) de l’Angola a atteint le double de la valeur calculée il y a deux ans par l’Union Internationale des Télécommunications (UIT), sur base des informations dont disposait l’Angola relatives à 2001, année ou nous avons réussi à établir la paix“;
3. Thabo Mbeki (presidente da África do Sul)
We therefore agreed fully that this World Summit should mandate the Secretary General of the United Nations to convene the Internet Governance Forum to enable multilateral, multi-stakeholder, democratic and transparent dialogue to take place covering all relevant areas“;
4. Serge Tchuruk (Alcatel)
En conclusion, je voudrais vous redire ma conviction que le fossé numérique n’est pas une fatalité et que le haut débit pour tous n’est pas un rêve. Alcatel y travaille avec ardeur. D’abord en développant les technologies et les solutions dont nous avons parlé. Ensuite en investissant à vos côtés. Vous pouvez compter sur la poursuite de cet engagement partout dans le monde et celui du secteur industriel que je représente ici, en partenariat étroit avec vos gouvernements, l’UIT, les NGO, et les acteurs économiques“;

Read Full Post »

Open Source Media

Os bloggers, muitos deles jornalistas, que há algum tempo haviam reunido esforços em torno deste Pajamas Media lançam hoje o Open Source Media, um espaço onde se pretende combinar o espírito do Open Source com o jornalismo.
Na apresentação do projecto pode ler-se:
Where journalists once gave us “experts say,” blogs give us the experts themselves. And where faceless, “objective” editorial boards once handed down opinions and endorsements, bloggers sound off, the numbers on their public sitemeters lending them unassailable credibility as voices for the rest of us“.
E ainda:
OSM’s mission is to expand the influence of weblogs by finding and promoting the best of them, providing bloggers with a forum to meet and share resources, and the chance to join a for-profit network that will give them additional leverage to pursue knowledge wherever they may find it. From academics, professionals and decorated experts, to ordinary citizens sitting around the house opining in their pajamas, our community of bloggers are among the most widely read and influential citizen journalists out there, and our roster of will be expanding daily. We also plan to provide a bridge between old media and new, bringing bloggers and mainstream journalists – more and more of whom have started to blog – together in a debate-friendly forum“.

Read Full Post »

design premiado

“Stressed Newspaper Days” é a apresentação multimédia de Pedro Almeida que abre hoje, em Oeiras, o programa do congresso ibérico de design gráfico, “ñh02 – Lo Mejor del Diseño Periodí­stico España&Portugal / O Melhor do Design de Jornais Espanha&Portugal“. O congresso decorre até sexta-feira e é organizado pela secção ibérica da Society of News Design.
Durante o congresso será apresentado o livro ñh02, que inclui os vencedores da anterior edição do certame.
Pedro Almeida foi premiado no “ñh02”, pelos trabalhos de edição e composição gráfica do jornal “Público” (páginas ‘Hoje’ do caderno Local Porto e suplemento Fugas) e do “umjornal – a Universidade do Minho em notí­cia”, um projecto que, entretanto, desapareceu.

Declaração de interesse: sou amigo do Pedro Almeida, com quem partilhei momentos inesquecíveis ao longo dos três anos de vida do umjornal.

Read Full Post »

A segunda fase da cimeira mundial sobre a sociedade da informação começa hoje em Tunes, não se livrando a organização de um permanente debate em torno dessa escolha muito particular de localização.
Os que conseguirem ultrapassar a incongruência de se discutirem planos de abertura generalizada da net – presume-se, segundo regras de respeito pela diversidade – num cenário de tão ostensiva violação desses mesmos direitos podem aceder à emissão em directo das sessões e podem, no entretanto, passar os olhos nos vários documentos preparatórios já disponíveis.
Em simultâneo, também em Tunes, acontece a cimeira dos cidadãos sobre a sociedade da informação, reunindo representantes de um considerável número de ONG’s e de grupos ligados a projectos alternativos de comunicação.

Read Full Post »