A proposta é simples: uma rede de jornalistas bloggers argentinos; um espaço de intercâmbio de ideias e, assumidamente, de promoção do uso dos weblogs entre os jornalistas daquele país.
Chama-se Associación 3.0 e foi lançado este mês, com o impulso inicial de Leandro Zanoni e de Dario Gallo, e conta já com dois membros honorários de respeito: Juan Varela e José Luis Orihuela.
Cheguei á informação através do José Luis (tambem ele um argentino, se bem que ‘exilado’ na Catalunha).
Archive for 24 de Novembro, 2005
Posted in Sem categoria, tagged Jornalismo Online on '24/11/05 10:27 PM'|
o que fazia se comprasse um jornal…
Posted in Sem categoria, tagged Jornalismo on '24/11/05 10:06 PM'|
Respondendo a uma espécie de provocação de Jeff Jarvis, a propósito da intenção de um grande grupo mediático em vender os seus jornais (o Knight Ridder), Ethan Kaplan (director de tecnologia na Warner Bros. Records) apresenta uma proposta concreta: se comprasse um jornal…
1. mudava a redacção para um grande espaço sem barreiras, com cafés e bares, onde o público podia entrar sem quaisquer restrições: conversando, sugerindo e participando na escrita dos textos;
2. acabava com a impressão e com o piso da administração; mudava os senhores que escrevem editoriais para o mesmo espaço aberto (uma espécie de armazém);
3. reconvertia os departamentos gráfico e de fotografia – elogio dos 72 dpi’s, da mobilidade de transmissão e do Flash 8 Pro.
O post é construído em tom leve mas o autor aposta na sua substância:
“What I propose here, while not necessarily practical (it isn’t) is a situation that positions the newspaper in a hybrid state between a virtual community and real-world community, and serves as a facilitator for movement between the two, as well as a conduit for information flow between the two“.
Posted in Sem categoria, tagged Jornalismo on '24/11/05 5:42 PM'|
Xavier Díaz Noci, professor na Universidade do País Vasco, tem um olhar que me parece oportuno salientar sobre o potencial do jornalismo digital.
Diz ele, em entrevista ao portal Dialógica:
“Para empezar, se trata -o debería tratarse- de redacciones de producción continua, que informan de las cosas cuando se producen, sin sujetarse a plazos periódicos impuestos por la tecnología (el caso del periódico, pero también de los informativos de televisión). También de redacciones que deben pensar en configurar el mensaje de forma diferente, hipertextual y multimedial. Asimismo, que debe concebir la noticia como modular: la primicia de hoy ya no envuelve el pescado de mañana, sino que es la información contextual de la noticia de los próximos días. Habría que pensar en los medios como grandes contenedores y recuperadores de información, como bases de datos articuladas(bold meu). Sin embargo, no se me oculta que muchos medios
profesionales no han dotado de medios humanos y económicos a sus redacciones digitales, y éstas se limitan a practicar un periodismo de corta y pega, de adaptar las noticias del medio impreso al digital“.
Posted in Sem categoria, tagged UMinho on '24/11/05 10:43 AM'|
(Transcreve-se, com a devida vénia e ligeira adaptação, post publicado no Jornalismo e Comunicação):
No ano lectivo de 2006-2007, a Universidade do Minho volta a oferecer um curso de mestrado de Ciências da Comunicação – especialização em Informação e Jornalismo. Trata-se da terceira edição deste mestrado iniciado em 2001-2002.
Prevê-se que o período de candidaturas seja aberto em Junho, devendo as actividades lectivas ter início em finais de Setembro (para contactos: aqui).
Entretanto, e dado que tem havido manifestação de interesse por parte de numerosos potenciais candidatos originários do Brasil, importa ter em conta que está aberta até 22 de Dezembro próximo a candidatura a bolsas de pós-graduação no quadro do Programa Alban, que poderão apoiar a realização de estudos em Portugal.












