Feeds:
Artigos
Comentários

Archive for Novembro, 2005

net – a gula deles

Doc Searls, um dos mais antigos e respeitados bloggers norte-americanos, publicou ontem no Linux Journal um texto extenso com a sua visão sobre os desafios futuros da net.
O texto ganha relevância adicional se lido em conjunto com as propostas e deliberações que estão a ser avançadas em Tunes.
O título do texto de Searls é bem explícito – Saving the Net: How to Keep the Carriers from Flushing the Net Down the Tube – e nele se apresentam três cenários possíveis para o futuro, na sequência do que diz ser um debate entre duas visões distintas: a rede como um espaço real ou como uma estrutura de transporte de dados.
A prosa já mereceu comentários de David Weinberger, Bret Faucett e Charlie Nesson.

Read Full Post »

um olhar cansado

Cheguei a este texto sobre uma palestra que Dan Rather deu na Universidade do Maine e, depois de o ler, reforcei a percepção de que o jornalismo é uma profissão de grande risco emocional.
A impressionante carreira de Rather é descrita da seguinte forma:
After 25 years – and a controversial story about President Bush’s stint in the National Guard – Rather stepped down from his anchor seat and now works as a correspondent for the CBS news magazine 60 Minutes“.
Muito pouco e muito injusto, qualquer que seja a nossa posição sobre o escândalo que despoletou a sua reforma antecipada.
E a amargura do homem sente-se no olhar cansado que lança sobre o futuro do jornalismo:
You need to ask yourself: Is more better, and is all that calls itself news really news“.
Por mais respeitada que seja o percurso profissional de um jornalista, um só desvio pode condená-lo a um purgatório de duração indefinida e ocorre-me, naturalmente, a ideia: será que se passa o mesmo com um arquitecto que assinou uma obra pouco funcional ou com um advogado que defendeu menos bem um arguido ou com um professor que não conseguiu agarrar um aluno à importância de um assunto, ou com um jogador de futebol que falhou uma grande penalidade importante, ou com um actor que participou numa fita de fraca qualidade, ou com um gestor que não soube gerir uma empresa pública, ou com um ministro que não geriu bem a sua pasta…ou com…?
Dan Rather é o exemplo internacional mais recente, para o qual sempre encontro um paralelo nacional – o de Francisco Sena Santos.
Informação original recolhida no The National Debate.

Read Full Post »

wsis- dia 1

Dezenas de discursos durante o primeiro dia de discussões em Tunes.
Aqui ficam alguns excertos:

1. Koffi Anan (secretário-geral da ONU)
The UN system is ready to help member states and all stakeholders to implement whatever decisions are taken at this Summit, including on Internet governance. But let me be absolutely clear: The United Nations does not want to “take over”, police or otherwise control the Internet. The United Nations consists of you, its Member States. It can want only what you agree on. And as I understand it, what we are all striving for is to protect and strengthen the Internet, and to ensure that its benefits are available to all“;
2. Fernando Dias dos Santos (primeiro ministro de Angola)
Nous avons le plaisir d’annoncer qu’en 2004 l’indice d’accès numérique (IAN) de l’Angola a atteint le double de la valeur calculée il y a deux ans par l’Union Internationale des Télécommunications (UIT), sur base des informations dont disposait l’Angola relatives à 2001, année ou nous avons réussi à établir la paix“;
3. Thabo Mbeki (presidente da África do Sul)
We therefore agreed fully that this World Summit should mandate the Secretary General of the United Nations to convene the Internet Governance Forum to enable multilateral, multi-stakeholder, democratic and transparent dialogue to take place covering all relevant areas“;
4. Serge Tchuruk (Alcatel)
En conclusion, je voudrais vous redire ma conviction que le fossé numérique n’est pas une fatalité et que le haut débit pour tous n’est pas un rêve. Alcatel y travaille avec ardeur. D’abord en développant les technologies et les solutions dont nous avons parlé. Ensuite en investissant à vos côtés. Vous pouvez compter sur la poursuite de cet engagement partout dans le monde et celui du secteur industriel que je représente ici, en partenariat étroit avec vos gouvernements, l’UIT, les NGO, et les acteurs économiques“;

Read Full Post »

Open Source Media

Os bloggers, muitos deles jornalistas, que há algum tempo haviam reunido esforços em torno deste Pajamas Media lançam hoje o Open Source Media, um espaço onde se pretende combinar o espírito do Open Source com o jornalismo.
Na apresentação do projecto pode ler-se:
Where journalists once gave us “experts say,” blogs give us the experts themselves. And where faceless, “objective” editorial boards once handed down opinions and endorsements, bloggers sound off, the numbers on their public sitemeters lending them unassailable credibility as voices for the rest of us“.
E ainda:
OSM’s mission is to expand the influence of weblogs by finding and promoting the best of them, providing bloggers with a forum to meet and share resources, and the chance to join a for-profit network that will give them additional leverage to pursue knowledge wherever they may find it. From academics, professionals and decorated experts, to ordinary citizens sitting around the house opining in their pajamas, our community of bloggers are among the most widely read and influential citizen journalists out there, and our roster of will be expanding daily. We also plan to provide a bridge between old media and new, bringing bloggers and mainstream journalists – more and more of whom have started to blog – together in a debate-friendly forum“.

Read Full Post »

design premiado

“Stressed Newspaper Days” é a apresentação multimédia de Pedro Almeida que abre hoje, em Oeiras, o programa do congresso ibérico de design gráfico, “ñh02 – Lo Mejor del Diseño Periodí­stico España&Portugal / O Melhor do Design de Jornais Espanha&Portugal“. O congresso decorre até sexta-feira e é organizado pela secção ibérica da Society of News Design.
Durante o congresso será apresentado o livro ñh02, que inclui os vencedores da anterior edição do certame.
Pedro Almeida foi premiado no “ñh02”, pelos trabalhos de edição e composição gráfica do jornal “Público” (páginas ‘Hoje’ do caderno Local Porto e suplemento Fugas) e do “umjornal – a Universidade do Minho em notí­cia”, um projecto que, entretanto, desapareceu.

Declaração de interesse: sou amigo do Pedro Almeida, com quem partilhei momentos inesquecíveis ao longo dos três anos de vida do umjornal.

Read Full Post »

A segunda fase da cimeira mundial sobre a sociedade da informação começa hoje em Tunes, não se livrando a organização de um permanente debate em torno dessa escolha muito particular de localização.
Os que conseguirem ultrapassar a incongruência de se discutirem planos de abertura generalizada da net – presume-se, segundo regras de respeito pela diversidade – num cenário de tão ostensiva violação desses mesmos direitos podem aceder à emissão em directo das sessões e podem, no entretanto, passar os olhos nos vários documentos preparatórios já disponíveis.
Em simultâneo, também em Tunes, acontece a cimeira dos cidadãos sobre a sociedade da informação, reunindo representantes de um considerável número de ONG’s e de grupos ligados a projectos alternativos de comunicação.

Read Full Post »

blogs regulados?

Um post do Pedro Fonseca deu andamento a um debate muito curioso sobre a eventual abrangência das competências da nova entidade reguladora para a comunicação social ao universo dos blogs.
Participações que consegui identificar: a do Paulo Querido, a da Ana Roque e a de Pedro Figueiredo (que, infelizmente, só está acessível a quem escolher o browser preferido do autor…).
O debate centra-se em torno deste artigo 6º:
Âmbito de intervenção
Estão sujeitas à supervisão e intervenção do conselho regulador todas as entidades que, sob jurisdição do Estado Português, prossigam actividades de comunicação social, designadamente:
e) As pessoas singulares ou colectivas que disponibilizem regularmente ao público, através de redes de comunicações electrónicas, conteúdos submetidos a tratamento editorial e organizados como um todo coerente
“.
Num gesto original – e talvez necessário daqui em diante – o Pedro Fonseca optou por auto-excluír o seu ContraFactos da regulação (como a imagem comprova).
Fui alertado para a conversa pelo Manuel Pinto.

Read Full Post »

o nosso grande fosso digital

Segundo um estudo do Eurostat, divulgado há dias, Portugal é o país europeu em que a diferença entre os níveis de escolaridade de quem acede à net é maior (70 por cento). O mesmo estudo indica que não existe nenhuma relação entre a dimensão deste fosso e os níveis de penetração da rede.
Ou seja, de muito pouco valerá anunciar aos quatro ventos que o país vai estar, dentro de pouco tempo, totalmente coberto com banda larga, se os seus potenciais utilizadores não têm nem meios nem formação para a usar.
Informação original: Jornalismo e Comunicação.

Read Full Post »

introspecção

A busca de uma nova identidade para o jornalismo nos Estados Unidos estará ainda numa fase inicial mas tem, pelo menos, uma importante diferença relativamente ao que se passa em Portugal – já começou.
A propósito do que escrevi nos últimos dias (aqui e aqui, por exemplo), transcrevo mais um excerto de uma prosa introspectiva de Will Bunch, do Philadelphia Daily News:
We prefer to talk down to the public rather than talk to them. Even at our very best – and there are many, many talented newspaper journalists in America – we are more likely to aim at wooing contest judges than at wooing new readers. And we have a knee-jerk tendency to defend our narrow world of messy ink printed on dead trees, when instead the time is here to redefine who we are and what we do (…) If we don’t change, we will die – and it will be our fault“.
Indicação original: Common Sense Journalism

Read Full Post »

a lenta queda

Os dados mais recentes sobre as tiragens dos principais jornais norte-americanos provam uma tendência continuada de descréscimo.
A este panorama, Chris Anderson acrescenta enquadramento e a imagem geral não é animadora: descidas nas audiências de rádio, televisão (aqui, mais por efeito da fragmentação do que em termos globais), cinema, vendas de música, DVD’s, livros e jogos.
A subir, só a net. E ficaremos mais pobres por isso, se tudo o resto não conseguir inverter a tendência.

Read Full Post »

Adeus Mini-Disk?

Com o lançamento deste PCM-D1, um gravador digital com dois microfones e uma capacidade de armazenamento interna de 4G, a marca que deu aos jornalistas de rádio o gravador de cassetes com melhor compromisso preço/fiabilidade e, depois disso, opção idêntica com o Mini-Disk, parece estar a dizer-nos que está na altura de também aquele formato passar à  (bem merecida) reforma.
Até agora, os gravadores digitais não eram ainda concorrência à  altura (em termos de qualidade de som e de robustez) para os MD.
Para já, o único problema que antecipo é o do preço…e só assim percebo que o Pai Natal não queira ser tão meu amigo…

Read Full Post »

Terminou há instantes mais uma edição do programa Clube de Jornalistas, no canal 2 da RTP. O tema – blogs e jornalismo. Convidados – Rogério Santos (Indústrias Culturais), António Granado (Ponto Media) e João Alferes Gonçalves (editor do site Clube de Jornalistas).
A discussão rondou tópicos relevantes, como a demarcação de territórios entre a apresentação de informações e o exercício do jornalismo, o papel dos blogs como observadores atentos da actividade jornalística e até, eventualmente, como grupo de pressão crítico, relativamente a uma dada situação.
Postas assim as coisas, porém, sinto que falta falar do que percebi no tom genérico das intervenções e, sobretudo, no trajecto escolhido pela moderadora.
Percebi que os blogs são um formato cheio de falhas, que muitos deles são anónimos, que os seus autores podem ter objectivos não expressos quando escrevem (“não são nenhuns querubins” disse João Alferes Gonçalves) e que, por tudo isto, estão muito longe de perturbar o jornalismo.
Mais ainda – e volto a citar João Alferes Gonçalves – “em 99 por cento deles as pessoas escrevem por interesse próprio, coisa que não acontece com os jornalistas“.
Como devo estar incluido nesse tão grande grupo (e como a frase não pode, naturalmente, merecer outro comentário que não uma sonora mas triste gargalhada), permito-me acrescentar o seguinte (em interesse próprio…do que penso): ficou de fora do debate um olhar benigno sobre os blogs, um olhar optimista sobre a maior vontade de interacção dos leitores/ouvintes/telespectadores com os media e, sobretudo, o olhar necessário ao espectro de profundas mudanças que o jornalismo tem que adoptar para sobreviver num mundo em que a auto-edição de conteúdos passa a ser generalizada.
Porque os conheço (e lá estou eu a agir em interesse próprio) sei que o Rogério e o António gostariam, certamente, de se ter pronunciado sobre isto.

Read Full Post »

jornais/net – complementares?

Na sua habitual crónica no Público, Joaquim Fidalgo falava-nos ontem dos jornais como objectos com os quais temos um relacionamento (também) sensorial. Dizia-nos ainda que nunca vamos sentir, com o online, o mesmo impacto que sentimos ao ver quatro páginas de um broadsheet cheias de fotos e nomes de soldados mortos.
Esta constatação fundamenta – parece-me – os argumentos de quem preconiza para a produção jornalística online uma linguagem própria, autónoma. Só assim poderá, por um lado, potenciar todas as mais valias do espaço virtual e, por outro, emancipar-se do lugar de ‘parente pobrezinho’ da família Jornalismo.
Penso, porém, que também só assim – só procurando mais o que verdadeiramente a distingue – pode a Imprensa sobreviver no novo enquadramento. E, nesse enquadramento, as ‘notícias do dia’ serão cada vez menos um terreno confortável. Esse espaço – creio – fugiu (ou some-se numa mão de dedos abertos).
Um interessante texto sobre estas questões foi escrito ontem por Luc Fayard. Diz-nos ele:
Il faut se faire une raison : l’information est désormais un bien gratuit. Ce ne sont pas les éditeurs de presse qui l’ont décidé, ni les journalistes, on s’en doute, c’est le public. Du moins, une partie du public, celui des internautes. Mais c’est ce public-là qui impose sa loi au marché. Pensons à ce critique intello de théâtre qui disait : « Ah bon ? Le public a aimé la pièce ? Il est bien le seul ! »“.

Read Full Post »

jornalismo online na ubi

Terminam amanhã as jornadas de jornalismo online da UBI, organizadas por Suzana Barbosa, no âmbito do Labcom.
Hoje, de acordo com o programa, Jim Hall falou sobre “Blogging, the Web, and the Mediation of Disaster”, António Fidalgo sobre
Data Mining e um novo jornalismo de investigação. Notícias de Ordem Superior” e Suzana Barbosa sobre “O que é jornalismo digital em bases de dados?”
Amanhã, os trabalhos abrem às 9h30, com Concha Edo – “El lenguaje y los géneros en la narración ciberperiodística” – seguindo-se Anabela Gradim – “Webjornalismo e a profissão de jornalista” – e João Canavilhas – “Arquitetura da webnotícia. O que aconteceu à pirâmide invertida?”.

Read Full Post »

« Newer Posts - Older Posts »