A infografia é claramente uma das áreas com mais potencial por realizar no jornalismo; os estudos Eyetrack indicam que os leitores apreciam apresentações alternativas de conteúdos informativos e que prezam essa variedade.
E se isso é válido para o papel (em Portugal o panorama, ressalvando honrosas e muito episódicas excepções, é muito pobre) é ainda mais válido para a presença online das empresas jornalísticas.
Aqui fica uma lista de recursos sobre o tema, preparada e actualizada recentemente por Sergio Mahugo.
(Imagem retirada da animação infográfica do El Pais sobre o recente caso Ferrari_McLaren)
É preciso dar tempo ao tempo. Primeiro passámos do texto à imagem e agora vamos passar à convergência de ambos num novo medium informativo. Até agora as tecnolgoias que permitiam criar este tipo de conteúdo eram para além de de difícil aprendizagem, morosas na produção. No entanto com o desenvolvimento de novas ferramentas que permitem a rápida prototipagem de ideas em modos visuais com inclusão de interacção será inevitável que a informação digital não sucumba ao seu uso. Até porque sendo o papel da notícia, uma tentativa de recriar narrativamente um evento, nada melhor do que o fazer mostrando o acontecimento em vez de o descrever. A fazer lembrar o discurso que separa as artes literárias das artes fílmicas.